Essa matéria introdutória objetiva esclarecer ao aluno porque a Bíblia é dividida como conhecemos e como se deu essa divisão, mostrar como a Bíblia chegou até nós, os aspectos técnicos de sua formação, como divisão de versículos capítulos e etc e despertar o aluno a amar e estudar ainda mais a Bíblia Sagrada.
A matéria Geografia Bíblica procura apresentar um pouco da mentalidade religiosa das antigas civilizações, mostrar um breve esboço da Geografia Física de Israel: relevo, hidrografia, etc e da história do povo de Israel, desde os primeiros habitantes da terra de Canaã, passando pelo cisma israelita, até os dias atuais.
Nessa matéria, o objetivo é Instruir o estudante sobre o ministério dos anjos bons, sua hierarquia, atuação junto à igreja, seus poderes, apresentar ao aluno um estudo sobre satanás e seus anjos maus e sua atuação contra os santos, bem como despertar o aluno sobre a intensa batalha espiritual vivenciada pelo cristão em sua caminhada.
Esse material visa exortar o aluno a buscar um caráter cristão amadurecido e quebrantado diante de Deus, despertá-lo a uma vida cristã plena e espiritualmente próspera e a uma vida piedosa diante de Deus, através da guarda de disciplinas espirituais: oração, jejum, adoração e mordomia cristã.
Essa matéria procura trazer o aluno uma visão sobre missões no Antigo e Novo Testamento, passando pelo ide de Jesus, até os dias atuais, apresentar uma visão sobre missões transculturais, exortando o estudante para o grande desafio da evangelização e nossa responsabilidade como cristãos e igreja.
Em Teologia da Adoração são apresentados ao aluno o conceito do que seja a verdadeira adoração à luz da Bíblia e a visão sobre ela no Antigo e Novo Testamento. Ela traz um Alerta ao cristão e estudante quanto aos obstáculos à perfeita adoração e busca despertá-lo a uma vida de adoração genuína e plena.